Busca por
Olá, seja bem-vindo(a) à Trivela! E-Mail:   Senha:   Sou um novo usuário
Esqueci a minha senha

Mourinho e a mídia

Postado em 03/07/2009 às 19:44 por Leonardo Bertozzi

A edição de junho da revista Trivela traz uma matéria intitulada "Piacere, José Mourinho", contando sobre as maiores polêmicas criadas pelo treinador português em sua primeira temporada na Internazionale. Mourinho é, inegavelmente, alguém que conhece o funcionamento da mídia e sabe usar esse conhecimento a seu favor. Sabe o que dizer, quando dizer e a quem dizer.

Logo depois de levar a Inter ao 'scudetto', ele concedeu uma entrevista à revista portuguesa "Espiral do Tempo" que merece ser lida com atenção. Não por acaso, o título da matéria de Miguel Esteves Cardoso é "O homem que sabe jogar com os outros". Para conferir, basta baixar o arquivo em pdf clicando aqui.

Nela, o "Special One" não se limita a falar da Inter, de sua vida na Itália ou de sua passagem pelo Chelsea. Fala também de seu envolvimento com o futebol desde criança, quando pedia ao pai que lhe assinasse revistas estrangeiras em uma época em que isso não podia ser feito com a facilidade de hoje, e de seu empenho nos estudos para se tornar treinador.

Em uma das partes mais curiosas da entrevista, Mourinho fala sobre como é lidar com um elenco de diferentes nacionalidades, algo que já viveu em Londres e agora vive em Milão.

Segue o trecho:

Quais são os mais difíceis de todos?

Eu acho que o brasileiro é o mais difícil. Para mim, o brasileiro é difícil porque para mim o brasileiro jogador de futebol tradicional é o jogador que vive com a “indisciplina” com que vive a sua própria vida.

Como é que fazem?

Vive a sua profissão com o talento que Deus lhe deu, e que é enorme, e que vive com a indisciplina com que vive a sua própria vida. Por exemplo, há um jogador brasileiro a quem tu dizes “tens que estar aqui às 10 horas, temos reunião às 10. E se tu chegares às 10:05, tu notas na reunião que na sua globalidade está-se a “cagar” que tu não o deixes entrar na reunião ou não. Se tu não o deixares entrar na reunião ele pega no carro e vai todo contente dormir mais um bocado. Ou se acordar às 10:02 e souber que tu não o deixas entrar, se calhar continua a dormir mais um bocado, “Ok, ele vai-se chatear comigo mas eu durmo mais 20 minutinhos”.

E os ingleses?

O inglês chega às 5 para as 10; o italiano ou chega às 10 ou se chegar às 10 e 1 minuto chega a correr e chateado porque chegou às 10 e 1 minuto; o português chega às 10 ou 1 minuto antes das 10...

Ai o português é o que chega mais perto da hora marcada?

É. 1 minuto antes das 10...

E os franceses?

Franceses é difícil. Para mim, o francês chega às 10, mas chega a pensar que não há razão nenhuma para chegar às 10.

Que engraçado, está muito bem visto.

Chega às 10, mas chega a pensar assim: “porque é que este treinador me obriga a chegar às 10 porque é que não poderia ser às 10 e 5”.

É exactamente assim.

O francês tem sempre razão, sempre razão. Mas sempre.

Os russos...

Os russos se tu dizes para chegarem à 10, chegam à 10. É impossível chegar às 9 e 59 ou às 10 e 1 segundo. Eu penso que sim. Eu só tive um jogador, não tive 2. Um no Chelsea e um no Porto, e o jogador russo acho que precisa que tu lhe digas tudo aquilo que... Acho que precisa de ser dirigido.

Se calhar é um bocadinho burro.

Não estou a dizer que é um bocadinho burro, estou a dizer que se calhar cresceu a ser dirigido, a ser teleguiado. Precisa de ser teleguiado.

Comentários de Leitores

Excelente

Como eu sempre digo, seriedade e disciplina é o que gosto.

Ou seja, Leste Europeu (e vamos reconhcer os alemães também) na veia.

      Postado em 3/7/2009 às 19:56 por Yuri | Denunciar

J. Mourinho

"Eu acho que o brasileiro é o mais difícil. Para mim, o brasileiro é difícil porque para mim o brasileiro jogador de futebol tradicional é o jogador que vive com a “indisciplina” com que vive a sua própria vida."

O curioso é que há mais ou menos uma semana discutiamos aqui no Blog acerca da "indisciplina" do jogador brasileiro.

O exemplo de Mourinho vem bem a calhar quando abrimos o jornal (ou melhor, acessamos a internet - jornal é coisa do passado) e damos de cara com a notícia de que Adriano falta a mais um treino do Flamengo.

É por isso que gosto de Mourinho. Para além de um grande técnico, é um cara inteligente, que se utiliza de uma humor ácido para dizer as verdades.

Agora, cá pra nós... chamou os russos de burros sim, senhor...

      Postado em 3/7/2009 às 19:56 por Thomas | Denunciar

Errado

Thomas, você e o entrevistador estão enganados. Eu ia chamar o entrevistador de burro, mas não vou fazê-lo se não você pensa que é contigo...

Não é questão disso. É questão de disciplina. É questão de ser um "soldado", mesmo não sendo militar, no dia-a-dia. Eu sou assim, se alguém dá-me uma ordem, eu preciso das coordenadas exatas para cumprir aquilo perfeitamente, sem erro, senão fico confuso, assim como uma máquina que trava e não sabe o que fazer.

Mourinho é muito inteligente e não chamaria um dos povos mais inteligentes do mundo de burros. Já viu lições de casa para alunos do sétimo ano na Rússia, em especial na Matemática???

      Postado em 3/7/2009 às 20:05 por Yuri | Denunciar

Com todo respeito...

ao Chicletinho, ao Benítez, ao Wenger, ao Dunga, ao Muricy, ao Paulo Autuori, ao Luxa (ao Luxa???) mas...

Mourinho rules.

      Postado em 3/7/2009 às 20:11 por Fabio M | Denunciar

russos

concordo com o Yuri: ser disciplinado não tem nada a ver com ser burro.

      Postado em 3/7/2009 às 20:26 por Caio | Denunciar

la como ca?

sera que la em Portugal tambem nao tem mais obrigatoriedade de jornalista ter que ter diploma? por que esse entrevistador fez cada pergunta politicamente incorreta...

      Postado em 3/7/2009 às 20:54 por Pedro Paes | Denunciar

Uma revista sobre relógios

Estranho que uma revista especializada em relógios consiga fazer uma das melhores entrevistas com um profissional de futebol em muito tempo. Bela dica, Bertozzi.

      Postado em 3/7/2009 às 21:08 por Gabriel | Denunciar

Pois é

Martelozzo falou a verdade: esse português manja muito das coisas. Não só de futebol.

      Postado em 3/7/2009 às 21:45 por Felipe dos Santos Souza | Denunciar

...

Ele deveria estar falando principalmente sobre o Carlos Alberto e o Adriano.

      Postado em 3/7/2009 às 22:18 por debora | Denunciar

Correto

Pra mim, principalmente o Adriano.

      Postado em 3/7/2009 às 22:20 por Bruno "Eurocentrista" Matos | Denunciar

"E saudades de Portugal?"

JM: "Não tenho saudades de Portugal" uahauhauhauahuahauha

      Postado em 3/7/2009 às 22:44 por Lui Moreno (Caricato e Bobo) | Denunciar

Ele é o melhor

Um cara que em 9 anos de carreira só perdeu um jogo em casa e ainda assim se classificou nessa ocasião vencendo o jogo seguinte fora, não pode ser questionado.

Acho que é a primeira vez que eu vou concordar ao mesmo tempo com o Fabio M e com o José "Porto/Stuttgart/Vasco/Inter" Fernando, que já, já aparece aqui para dizer isso que eu disse em 820 linhas muito bem escritas.

      Postado em 3/7/2009 às 22:51 por Fabiano | Denunciar

Brasileiros dão mau exemplo.

Por exemplos ruins de jogadores brasileiros que o mourinho treino como carlos alberto e adriano que ambos não tem responsabilidade nenhuma com seus clubes o brasileiro fica sendo mau visto ,acho que isso e relativo em todos os paises tem pessoas pontual e outras que não são.

      Postado em 3/7/2009 às 23:34 por Binho | Denunciar

Mourinho

Do que mais gostei é ele ter sabido o que queria profissionalmente desde bem jovem e o que fez para alcançar seu obejtivo. Sem dúvida, ele venceu na Europa. Será? Não treinou "O QUINTETO" - Madrid, Barcelona, Milan, Liverpool ou Manchester United... Então ainda está na periferia do futebol. Até o Luxa já treinou o Madrid... HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA...

      Postado em 4/7/2009 às 2:02 por Duílio | Denunciar

Muito legal a entrevista com o Mourinho.

Gosto de pessoas com esse tipo de personalidade. Sou parecido com ele. Se fosse treinador já teria sido assassinado com toda certeza. Ia despertar o ódio, sentimento mais feio que existe. =/

      Postado em 4/7/2009 às 3:21 por Philippe Dutra | Denunciar

Juventus + Inter > Milan

...

      Postado em 4/7/2009 às 6:17 por debora | Denunciar

OT: A dívida do Barcelona

http://www.as.com/futbol/articulo/futbol-barca-tiene-deuda-438/dasftb/20090704dasdaiftb_26/Tes

      Postado em 4/7/2009 às 9:23 por debora | Denunciar

Excelente dica, Bertozzi

Mourinho sempre me pareceu um treinador à frente de seu tempo, mas nesse trecho da entrevista ele cometeu o "pecado" da generalização. Algo explicável, visto seu estilo despojado.

Eu por exemplo, acho possível fazer o mesmo comentário utilizando apenas jogadores brasileiros:

- O Rogério Ceni é o cara que chega 5 minutos antes das 10h e já inicia uma conversa com seu chefe.

- O sério Lúcio chega faltando 1 minuto para não correr o risco de se atrasar.

- Kaká, certinho, chega às 10 horas em ponto.

- O Júlio César chega às 10:01h, sem nem perceber o pequeno atraso.

- O Robinho chega 5 minutos atrasado, faz barulho e ainda fica zoando algum colega, sem dar muita bola para o chefe.

- Já o Adriano fica em casa dormindo. Afinal, chegou agora a pouco da balada.

Antes que alguém diga, o que escrevi acima também é um tipo de preconceito. Baseado no que os jogadores citados deixam transparecer ou apenas na conduta que eu imagino que eles tenham.

      Postado em 4/7/2009 às 12:48 por Michel | Denunciar

Agora, uma pergunta para vocês

Seguindo a linha do que Mourinho disse e somando o que pensam sobre futebol, gostaria de saber:

Imagine que você é dirigente de um grande clube europeu (no caso, não importa de que país) e foi designado para promover uma reformulação total do elenco e do comando técnico.

Você tem muitos recursos para investir na formação desse novo plantel, mas tem uma restrição: Só pode contratar jogadores e comissão técnica de uma única nacionalidade.

Que nacionalidade escolheriam?

      Postado em 4/7/2009 às 12:59 por Michel | Denunciar

Michel

Yuri

De fato, Mourinho não chamou os jogadores russo de "burros" no sentido pejorativo do termo; foi no sentido de que precisam, sim, ter sempre alguém que lhes guie... tal qual um "burro" de viseiras. Mas nem por isso deixou de chama-los de "burros".

Ps.: pode chamar o entrevistador de burro, eu não me incomodo... hehehe.

Michel

É pra montar um time ou uma seleção?

      Postado em 4/7/2009 às 13:19 por Thomas | Denunciar

Desafio interessante

Sem pensar muito, escolheria Sérvia.

      Postado em 4/7/2009 às 13:43 por Bruno "Eurocentrista" Matos | Denunciar

Um time

Mas com jogadores de uma só nacionalidade.

      Postado em 4/7/2009 às 13:47 por Michel | Denunciar

...tsc, tsc...

Tô falando, o Fabiano deve adorar minha pessoa. Tá fazendo a linha papai (ele) educa o filho rebelde (eu).

Falando sério agora, o Special One estava se referindo ao Adriano e ao Carlos Alberto, mas principalmente a esse último, que segundo Mourinho foi o jogador mais dotado tecnicamente que ele já viu na vida. Lembro que quando o garoto surgiu em Xerem, a mídia paulista numa rivalidade besta com a carioca gargalhava quando os jornais do Rio diziam que Carlos Alberto poderia ser o novo fenômeno do futebol mundial.

A destacar ainda a mentalidade teleguiada dos russos e seus irmãos do leste, citados pelo Mourinho. O que não deixa de ser outro acerto do Special One na entrevista. Vi muito isso com os búlgaros e outros atletas do leste que atuaram aqui em Portugal. Raras exceções foram Kostadinov (FC Porto), Timofte (FCP e Boavista), Zahovic (nos tempos de FC Porto, já que quando foi encarnado foi uma lástima), Drulovic (mesmo exemplo do Zahovic, quando da saída do FCP para o Benfica, outro naufrágio futebolístico), Balakov (Sporting, embora muito tépido, era o que se sobressaía naquela equipa de Alvalade).

E mais alguns outros: Iordanov, Alenitchev.

Muitos fracassaram aqui. Não estavam acostumados a viver sozinhos, não estão acostumados a viver sem a chibatada do sistema comunista a lhes guiar. Hoje, o caso é bem diferente.

E o ítem INDISCIPLINA - seja tática ou técnica - significou a minha redenção.

      Postado em 4/7/2009 às 13:53 por José Fernando Moreira - FC Porto/VfB Stuttgart | Denunciar

Licença poética

Michel, dá permissão deu escolher Iugoslávia??

Eu já inclusive postei aqui qual seria minha seleção iugoslava, caso essa ainda existisse.

Se não puder, vou de Sérvia ou Croácia.

      Postado em 4/7/2009 às 13:57 por Yuri | Denunciar

...ainda sobre búlgaros...e Belanov, um dos craques do Euro-88 se perdendo...

No meio da década de 90, ocorreu uma maciça compra de atletas do leste por parte dos clubes portugueses. O então aristocrático Sporting apostou em alguns deles. O que realmente vingou pra valer foi Balakov e uma menção muito honrosa a Iordanov.

Detalhe: muitas dessas compras feitas por video-tape. Idéia hoje quase condenada por aqui e totalmente enraizada no Brasil.

Já com outros, em especial o Cherbakov, a directiva leonina estava desesperada devido ao atraso na adaptação dos eslavos estava a provocar nos resultados dentro das 4 linhas. Um alto investimento indo para o lodo. Pensou numa cartada desesperada. Casamentos arranjados destes jogadores da Europa Oriental com mulheres portuguesas. Foi um desastre só.

Já Belanov é o retrato perfeito deste modo teleguiado. A então URSS foi assassinada, estuprada e abusada pela arbitragem na Copa de 86, quando a Bélgica marcou 3 gols irregulares, naquele famoso jogo do 4x3 para os belgas. Belanov estava na equipe e depois, em 88, perdeu a final para a Holanda, no Euro.

Ficou com a cabeça fraca. Então como jogador na Alemanha foi acusado de furto numa loja. Seu futebol definhou como nunca. Separou-se da esposa e mergulhou no alcoolismo.

Outro caso célebre de futebol raquítico depois de sair do Império Soviético, foi o Aleksander Zavarov, contratado pela Juventus junto ao Kiev. O grande erro da equipe italiana foi apostar em Rui Barros e Zavarov na mesma época. Barros já expliquei a história e o Zavarov era uma lesma no relvado.

      Postado em 4/7/2009 às 14:05 por José Fernando Moreira - FC Porto/VfB Stuttgart | Denunciar

...uma correção

O Cherbakov era tcheco e não búlgaro.

E as "mulheres portuguesas" citadas são as famosas "meninas de vida fácil". A primeira geração nascida após o 25 de Abril de 74 tinha que prosseguir na arte do prazer num Portugal mais democrático, mais visitado pelo turista estrangeiro. A crítica aqui não é com relação a elas mas ao governo prostituído que numa balada de sábado se banhava de prazer nos escurinhos de Lisboa e no domingo, pela manhã, estava lá, na Sé a rogar o nome de todos os santos e de Deus, além de beijar o padre pároco.

A meta era transformá-los em "portugueses" e que isso provocasse enfim, a total entronização destes eslavos na sociedade portuguesa como um todo. Os dirigentes do Sporting juram que tudo isso é mentira. Mas basta conversar com algumas dessas mulheres, ainda vivas (muitas outras foram vítimas da SIDA), de forma descompromissada pra se ter um ótimo depoimento desta época muito podre do futebol português.

Os mesmos que hoje dizem que Pinto da Costa contratava "as gatas e T-girls * para árbitros" já faziam isso lá atrás. Irônico.

* t-girls = acho que todos sabem o que é.

      Postado em 4/7/2009 às 14:18 por José Fernando Moreira - FC Porto/VfB Stuttgart | Denunciar

Nacionalidades

Eu escolheria, nessa ordem:

1) Sérvia

2) Roménia

3) França = atletas franceses de origem africana, todo o elenco, sem exceção.

      Postado em 4/7/2009 às 14:23 por José Fernando Moreira - FC Porto/VfB Stuttgart | Denunciar

Alemanha

Ia escolher alemães. Mentalidade pragmática e objetiva, sem firulas. Não são dotados do talento nato com a bola, mas seriam capazes de sozinhos desenvolverem suas estratégias durante uma partida. Gosto disso. Pode ser que não vencessem campeonatos a rodo, mas que seriam candidatos a estarem nas finais, seriam.

      Postado em 4/7/2009 às 14:35 por Cyntia | Denunciar

Ao Michel

Escolheria argentinos, porque são bons tecnicamente, assimilam a tática com presteza, adaptam-se bem ao países onde jogam e têm muita garra. E produziram treinadores como Bianchi, Bielsa, Cúper, Pekerman... Fico com os hermanos.

      Postado em 4/7/2009 às 14:36 por Duílio | Denunciar

Paraguaios

São quase argentinos, porem com mais vontade e menos tecnica, poderiamos perder mais sempre lutariam até o fim.

      Postado em 4/7/2009 às 15:23 por Marcelo Takahashi | Denunciar

Croatas também seriam bons

Segunda opção, parecem estar mais completos que os sérvios hoje em dia. Um misto balcânico seria o ideal mesmo.

      Postado em 4/7/2009 às 15:39 por Bruno "Eurocentrista" Matos | Denunciar

Mourinho

Muito inteligente.

      Postado em 4/7/2009 às 16:27 por Emerson Pinheiro | Denunciar

bobagem

Mourinho é ótimo treinando, devia fazer só isso. Quer dizer que ele preferia o Joey Barton ao Kaká? Generalizações como as que ele fez em geral não vêm de cabeças inteligentes. O que, esclareça-se minha opinião, não tira os muito numerosos méritos que tem como treinador.

      Postado em 4/7/2009 às 16:35 por Caio | Denunciar

Yuri e Bruno

Fica valendo esse "misto balcânico" então.

      Postado em 4/7/2009 às 17:03 por Michel | Denunciar

Michel

Escolheria os italianos; muito me lembram o personagem "Rocky Balboa" (o "garanhão italiano"): apanha, apanha, apanha, e quando você pensa que já não aguentam mais, dão a volta por cima. Claro que isso não acontece sempre; de todo modo, bem ou mal, possuem 4 títulos mundiais, além de jogadores como Baresi, Buffon, Del Piero, Roberto Baggio, Totti (para ficarmos apenas nos mais recentes).

      Postado em 4/7/2009 às 17:20 por Thomas | Denunciar

Mourinho manjou

Os brasileiros tem essa fama de serem indisciplinados e não respeitarem os horarios mesmo, claro que não são todos, mas que muitos deixaram um pessimo exemplo, isso é verdade. Os jogadores argentinos na minha opinião são os mais faceis de se adaptar aos lugares, possuem profissionalismo e so ver a maioria dos casos, claro que tem as suas exceções. Quanto ao que o Marcelo falou sobre os paraguaios, acho que tem mais a ver com os Uruguaios, pois estes que são quase argentinos, possuem mais vontade porém menos técnica mas lutam até o fim. Por falar em Uruguai, acho engraçado o pessoal desmerecer a celeste atualmente, claro que não é como antigamente, mas o Uruguai é um país nanico, e mesmo assim ainda possui talentos jogando em varios clubes da Europa.

      Postado em 4/7/2009 às 17:33 por Vinicius | Denunciar

Bucadinho burro...

Entrevista um tanto chatinha e desnorteada essa hein...

      Postado em 4/7/2009 às 20:57 por Ricardo | Denunciar

Ingleses, Argentinos ou ...

O que a Cyntia falou foi perfeito. Não consigo simpatizar com o futebol alemão, mas esse jeito deles jogarem (e ganharem) me incomoda. Me chateia, por exemplo, como eles eliminaram a Argentina da última Copa, hehe... E assino embaixo do que o Duílio falou, ÓBVIO, pois é FATO. Porém, não vejo jogadores mais APLICADOS TATICAMENTE do que os INGLESES. Acho que o que falta a eles é sangue no olho, BRIO, vontade de vencer. Se eles tivessem metade do que tem a Argentina disso, seriam os melhores, sem dúvidas. E outra que fiquei na dúvida são os HOLANDESES... Talento eles têm, não sei o que falta...

      Postado em 4/7/2009 às 21:22 por Lui Moreno (Caricato e Bobo) | Denunciar

bullshits

Sei não, mas achei bem preconceituosa a ponderação do Mourinho...

Primeiro, que só os portugueses é que são os certos. Puxa sardinha pro seu povo. Que eu saiba, os portugueses são culturalmente bem irresponsaveis com horários. Até são "caxias" com suas tarefas, mas não muito com horários.

Depois, diz que os franceses são marrentos, os brasileiros, relapsos, os ingleses, pontuais, os russos, bitolados, e os italianos intempestivos. Todos clichês consagrados mundialmente, independente de se tratar de futebol ou não.

Tudo isso é mera rotulagem barata, generalizações vazias. Não me parece maduro ou inteligente por parte do Zé ponderar as coisas dessa forma... Me parece bem raso e um tanto boçal.

Quer dizer que um brasileiro descendente de portugueses não pode agir como um bom português? Ou pior: um negrinho brasileiro vindo do interior do Rio não pode ser humilde, tímido, batalhador, se entregar em campo e ser pontual a todos os comnpromissos?

Pois é, eu citei casos reais: Cacá e Ramires. Aí o "genial" Mourinho cai do cavalo, né? Quero ver ele defender o "gajo de 256 mi", aquele presepeiro irresponsável... vai alegar o quê? Que ele não é português, é de funchal?

Zézão racista, hein?

      Postado em 5/7/2009 às 0:36 por Alsan | Denunciar

Pergunta burra, resposta...

O negócio é que o entrevistador, realmente burro (e preconceituoso como na introdução), fez com que ele respondesse isso ao fazer perguntas daquela maneira. "E os franceses?", "E os mongóis?", "E os vietnamitas?"... aí o Mourinho só podia responder assim mesmo.

E outra: jogador brasileiro é irresponsável e relapso quando bem sucedido. Já cansei de ver histórias de brasileiros que jogam em países inóspitos e batalham muito. Deve ter jogador brasileiro em mais de 100 países. Só que mais de 90% só rala e ganha um pouquinho.

Exemplo: A Liga Europa começou e um time finlandês chamado FC Lahti jogou, e o camisa 9 do time é Rafael Pires Vieira, brasileiro que vive há anos lá. Claro que não foi fácil, e se ele fosse um Robinho, um Adriano, um Ronaldinho Gaúcho (bate na madeira!), desistiria.

      Postado em 5/7/2009 às 0:52 por Yuri | Denunciar

Generalizações

São muitas vezes engraçadas, mas jamais devem ser levadas a sério.

Me acaba de vir a mente um e-mail que meu pai certa vez me mostrou. O e-mail, alemão, tirava sarro dos italianos. Era uma comparação "o resto da UE e os italianos".

Altamente engraçados - tiravam sarro da burocracia, de baterem palmas quando os aviões pousam, de terem mais de 1239083012830119 tipos de cafezinho naquele intervalo de trabalho...

De fato, uma peça incrível de humor, de forma alguma um estudo sociológico.

      Postado em 5/7/2009 às 1:06 por Felipe Schmidt | Denunciar

PS,

também ri com a declaração de Mourinho, mas me pergunto se há qualquer possibilidade de isso se referir a Diego, Maicon, Maxwell, etc...

Ou se seria apenas referências a Chaos Alberto e Adriano, o Rei da Gávea, que no último treino preferiu ficar em seu trono. Pelo visto estava se cag... para o treino.

      Postado em 5/7/2009 às 1:09 por Felipe Schmidt | Denunciar

Galera

Aí vai o meu time títular: Buffon, Marco Motta, Cannavaro, Chiellini, Santon, De Rossi, Gattuso, Giovinco, Cassano, Balotelli, Acquafresca.

      Postado em 5/7/2009 às 9:49 por Hellerson-Azzurri | Denunciar

Interessante

Bastante interessante a entrevista com Mourinho. Bem mais estudado do que a maioria dos treinadores, bem mais esclarecido também. Se os treinadores brasileiros tivessem acesso à esta matéria, podem ser que dessem um passo na carreira.

      Postado em 5/7/2009 às 10:19 por Bôya | Denunciar

Em defesa do Mourinho,

Ele treinou times que tinham Carlos Alberto e Adriano, e o entrevistador perguntou o que ele, Mourinho, achava de certas nacionalidades baseado na experiência dele como treinador. Falando de outras nacionalidades, o Scolari elogiou muito Lampard quando saiu do Chelsea. Falou até que iria votar nele no Prêmio da FIFA caso virasse treinador de seleção de novo.

      Postado em 5/7/2009 às 11:01 por debora | Denunciar

...

Não é pra defender o Mourinho não, mas pra entendê-lo tem que se "mergulhar" no seu sarcasmo e ironia. Hoje, o programa de maior sucesso aqui em Portugal não é de nenhuma TV ou rádio, mas sim, na internet, o Bruno Aleixo - procurem no Youtube - que usa e abusa do sarcasmo, tão natural a esse povo, a esta nação, já que desde o Condado Portucalense, vivemos respirando ironias e sarcasmos da realeza e adorando tudo o que é medíocre.

O português muitas vezes é assim, sarcástico, irônico e com um senso de humor que pode provocar espasmos nas pessoas que não conhecem esse povo, sua cultura.

Essa ironia de certa forma, fez o português aguentar invasões de sarracenos, espanhóis, franceses e outros tantos que nos cobiçavam.

Éramos a donzela dos bailes, aquela desejada por todos os cavalheiros e príncipes. Todos queriam a donzela. Iriam casar com ela e a desvirginizá-la. Tempos depois, a donzela se transformou numa senhora de 30 anos, com o hímem já rompido por alguns poucos brucutus quer tentaram corrompê-la. Mas estava sozinha. Nos dias atuais, esta senhora está se tornando cinquentona. Aplica botox no rosto, nos lábios. Faz lipo. Malha incessantemente e abusa dos anorexígenos. Mora numa casinha na Maia, mas diz que mora na região mais valorizada da Gaia ou do Porto. Insiste que todo dia as 17h, toma o chá quando na verdade não passa de um simples café colombiano, com algumas bolachas moles.

O que a deixa viva? A ironia, o sarcasmo. Está em ruínas. Mas ainda assim, sobrevive.

Vive do passado de donzela que ficou lá atrás quanto bastaria a ela apenas adentrar ao novo século e ser ela mesma.

Enquanto não nos adequamos, a ironia e o sarcasmo são como paracetamol e dipirona, indispensáveis a nossa cultura e sociedade.

      Postado em 5/7/2009 às 13:59 por José Fernando Moreira - FC Porto/VfB Stuttgart | Denunciar

aff

que péssima entrevista. linguagem confusa, piadas tediosas. ai de vcs que acham com-graça esse humor sistemático e repetitivo de chamar fulanos x, y, e z de horários x1, y1, e z1, pra daí insistir que x1 /= y1 /= z1 e ficar a enfatizar, nisso, cada permutação possível, fingindo que existe um comentário social inteligente. que coisa bitolada e triste. eu sinto por vcs.

      Postado em 5/7/2009 às 15:04 por caveira | Denunciar

Sabe o que é?

O Mourinho é o único treinador do mundo que tem português como primeira língua venerado pelo Trivela. Na verdade, é o único treinador que é venerado pela maioria. Na verdade, é o único venerado. Na verdade, é o único. Mas é chatinho, chatinho...

      Postado em 5/7/2009 às 15:28 por Duílio | Denunciar

Obrigado TRIVELA

Obrigado trivela pela chance de ler essa maravilhosa intrevista deste estudioso do futebol. Nao é a tôa que conquistou oq conquistou. Uma UCL, com o PORTO, e com o Carlos Alberto titular e ainda no ataque abrindo o placar, nao é pra qq um. No futebol ë preciso sim ter mao de ferro, ser ditador, ser gente boa, acaba frito. É preciso

      Postado em 5/7/2009 às 20:38 por Ricardo Grippo o Doutrinador | Denunciar

Já tem gente o chamando de racista.

Se falar o que pensa é ser racista, todos aqui somos de alguma forma.

José Fernando Moreira é sensacional.

José Mourinho pode ser de personalidade difícil, mas não dá para contestar sua capacidade como treinador. Simplesmente não dá. Ponto final.

      Postado em 6/7/2009 às 2:15 por Philippe Dutra | Denunciar

Finalizando a minha enquete

Montaria um plantel brasileiro mesmo. Penso que os brazucas me dariam diversas opções para montagem de um grupo e com os recursos disponíveis não faltaria talento. Obrigado aos que opinaram.

      Postado em 6/7/2009 às 9:05 por Michel | Denunciar

Miguel Esteves Cardoso

Queria só esclarecer que o Miguel Esteves Cardoso não é jornalista, embora tenha sido diretor-adjunto de um semanário e contribua com colunas de opinião regulares em jornais diários.

É um escritor conhecido pelo seu humor e pelas suas crónicas. Recomendo vivamente os seus livros "A causa das coisas" e "O amor é fodido".

Aliás, nenhum jornalista português trataria um entrevistado por "tu". O normal é ultilizar o "você" de tratamento formal.

Ao longo da entrevista, MEC tenta polemizar, levando Mourinho a assumir possições ou a dizer coisas mais controversas. Novamente, algo pelo que MEC é conhecido.

Adorei a entrevista. Algum editor teve a brilhante ideia de pagar ao MEC para a fazer (e não deve ter sido pouco) e conseguiram pegar em duas figuras gradas e controversas, conhecidas pela sua anglofilia. O resultado é algo de fresco e diferente e muito bom.

Incrível ter saído numa revista de relógios, merecia algo com mais circulação.

      Postado em 6/7/2009 às 11:27 por Jorge | Denunciar

Envie o seu Comentário

 
 
 
 
 
 
Copyright (c) 1998-2008 by Trivela. Todos os direitos reservados.