Busca por
Olá, seja bem-vindo(a) à Trivela! E-Mail:   Senha:   Sou um novo usuário
Esqueci a minha senha

Chegar e continuar chegando

Postado em 24/10/2009 às 22:44 por Caio Maia

E o Galo ganhou, e chegou no Palmeiras - ou quase. Neste domingo, Inter e São Paulo podem diminuir a distância para ignoráveis dois pontos, e o Flamengo também pode encostar. O que já leva muita gente a achar que o Palmeiras deixou de ser favorito ao título.

Pois bem: não basta chegar. Tem que continuar chegando. Tem que chegar e, depois, manter o ritmo. Ou seja: a fase de "barriga", pela qual o Palmeiras passa agora, não pode chegar para nenhum concorrente que queira tirar o título do Parque Anterctica.

A questão, portanto, parece ser essa: a má-fase do Palmeiras está no fim? E a dos adversários, não virá em breve? Aconteça o que acontecer, o Palmeiras ainda tem os melhores jogadores, e um ponto a frente. E já passou por sua fase de baixa.

Comentários de Leitores

Caio

Será mesmo que o Palmeiras já passou por sua "fase de baixa"? Vejamos:

Na próxima rodada, enfrenta o "chato" Goiás; em seguida, o clássico com o Corinthians; por fim, o desesperado Fluminense, no Maracanã.

Ou seja; estando a falar de um time que perdeu para o Santo André, e que não marcou nenhum gol nos últimos 3 jogos, não vejo essa sequência com bons olhos...

Na minha humilde opinião, o título desse ano já era...

      Postado em 24/10/2009 às 22:55 por Thomas | Denunciar

Ps.: Dúvidas pertinentes

1 - Vágner Love foi, de fato, uma boa contratação?

2 - A Seleção fez bem à Diego Souza?

3 - Até quando o Muricy vai insistir no Edmílson?

      Postado em 24/10/2009 às 22:57 por Thomas | Denunciar

Assim espero!

Não sei se a má fase do Palmeiras já se foi, mas que sem dúvidas nossos concorrentes terão turbulências também, isso é fato. O time do Jardim Leonor não me deixa mentir. O Palmeiras tinha um padrão de jogo que parecia defensivo demais, mas que vinha dando certo e foi só mudar esse padrão de jogo que o rendimento do time caiu também: Eram 3 volantes, 1 meia de ligação (Cleiton Xavier) e 2 atacantes, sendo 1 deles Diego Souza. Citei isso nesse post do meu blog: http://palestraactivo.blogspot.com/2009/10/do-jeito-que-ta-nao-da.html Acredito que com a volta desse esquema, os resultados voltam a aparecer. O unico problema são os desfalques que não estão ajudando. vig - http://palestraactivo.blogspot.com/

      Postado em 25/10/2009 às 0:15 por Vinícius - Blog Palestra Act!vo | Denunciar

Palmeiras

Complicou o que tava fácil, e quero ver quinta, provavelmente vai jogar sem ser o líder, tendo que buscar a liderança, talvez seja melhor, ou nao...

      Postado em 25/10/2009 às 0:26 por Júnior | Denunciar

Tostão Escreveu em seu Blog...

Sei que cada um tem sua preferência. Respeito. A diversidade é essencial. Há muitos que gostam do Palmeiras das últimas vitórias e que não gostam do Palmeiras das últimas derrotas. Não gosto de um nem de outro. Não vi também nenhuma diferença técnica, tática, nem de dedicação, entre o Palmeiras de várias vitórias, como as contra Cruzeiro e Atlético-PR, e do que perdeu as últimas partidas. Os resultados foram diferentes por causa de detalhes imprevisíveis e inexplicáveis. O mesmo serve para os outros concorrentes ao título, que alternam bons e maus momentos. Por isso, não tenho nenhum palpite sobre o que vai acontecer hoje.

      Postado em 25/10/2009 às 0:36 por Júnior | Denunciar

Desabafo

É meio 'out of topic', mas gostaria de registrar o meu espanto em relação à patrulha daqueles 'indignados' com a exibição de um banner da revista Veja pelo site da Trivela. Já faz alguns dias. Que ridículo isso.. Meu Deus, que gente pretenciosa e patética que acha que pode julgar e condenar um simples contrato entre partes. Que bando de filhinho de papai dando uma de 'exquerdista' de butique, invocando as críticas chavistas que sempre se faz à revista porque oh, pecado mortal, ela defende sem ficar em cima do muro a economia de mercado sob um Estado de direto democrático. Bom é a Carta Capital, que se mantém às custas de anúncios estatais, pagos pelos trouxas contribuintes, ou seja, nós outros. Que preguiça.. Na verdade esses caras odeiam mesmo é a democracia, odeiam não haver uma censura a priori de tudo que não faz parte dessa cartilha caduca, pregam o atraso, o pior patrimonalismo. Por isso odeiam tb o capitalismo e a globalização, que preguiça.. E tome Veja "fascista", "vendida" etc.. E tudo, como disse, vindo de gente que assiste a ESPN Brasil, que faz parte do pacote mais caro das TVs por assinatura. Eu, só pra citar um exemplo, não posso pagar. Mas não me faz falta, porque são os mesmos 'festivos' arrogantes que se acham donos da verdade e decretaram, por exemplo - só pra ficar no que rolou em 2009 - o fim do grande Ronaldo Fenômeno e do ótimo Pet. Se achavam "expertos" por terem criado a expressão 'ex-jogador em atividade', mas levaram foi uma cacetada fenomenal... que eles não se recordam, claro... Aliás, será que existe 'ex-jornalista em atividade'? E outra, falam mal da Globo (o eterno bicho-papão dos picaretas, viva a Record, né? argh...) como se ela, ESPN-Brasil, não fosse filial de uma superempresa global que não detivesse exclusividade de tudo que é torneio de tudo que esporte, até casados e solteiros. Não transmite (ainda) o Brasileirão com exclusividade só porque não pode (ufa, ainda bem!), vão ser hipócritas assim lá na casa do chápeu. Sorry, mas não resisti ao desabafo, abs

      Postado em 25/10/2009 às 1:29 por Cassiano Dias | Denunciar

CUIDADO COM O GALO

o palmeiras ainda é o favorito mas o galo ta chegando mesmo tendo dificuldades em vencer o imperio do mal digo o ec vitoria mas e bom o verdão acordar logo se não o galo ou ate o mengão papam o titulo. sp e inter ainda tem chance mas estão em declinio

      Postado em 25/10/2009 às 1:42 por formigao | Denunciar

Cassiano

Concordo. São os mesmos que consideram Che Guevara um herói (nada falam das inúmeras execuções e atentados terroristas por ele perpetrados); são os mesmos que defendem o MST como um movimento legítimo; são os mesmos que são contra os EUA, reclamam do "domínio americano", mas não vivem sem seus "iPods", seus "Nike Shocks", sua Coca-Cola...

Me poupe... isso é tão terceiro-ano...

      Postado em 25/10/2009 às 1:52 por Thomas | Denunciar

Palmeiras campeão brasileiro de 2009

Sincaremente, sempre acreditei no Palmeiras. Não é agora com o time sendo líder que vou deixar de acreditar né? Imagina se o time tivesse atrás do líder, como alguns times "embalados" estão.

      Postado em 25/10/2009 às 1:53 por David | Denunciar

Blargh...

Discussão entre "revolucionários" e "conservadores", que coisa patética. Tanto esquerda quanto direita tem seus méritos e seus problemas. Ficar demonizando um ou o outro é falta de consciencia política.

      Postado em 25/10/2009 às 2:12 por Rafael Andrade | Denunciar

Tostão 2

Hoje tô com a macaca. Alguém aí falou do Tostão. Cara, sinceramente, se tem uma pessoa que acho superestimada na crônica esportiva é ele, com todo o respeito. Ele lê orelhas de livros sobre psicanálise e passa a discorrer sobre ela no fut (e suponho que seja só as olheiras porque se ele leu tudo, então não entendeu nada e seria pior...), e tudo como verdades absolutas, com alguma falsa modéstia, pra tentar disfarçar. Entre muuuuita besteira engomada em pseudo-racionalidade que ele escreveu, destaco uma. Logo depois do jogo em que o Fenômeno fez gol no Palmeiras, em março, pelo Paulistão, ele (na verdade pra tentar defender alguns amigos) disse que o problema seria Ronaldo conseguir uma sequência de bons jogos. Claro, muito racional... Quando a sequência aconteceu - e não demorou a acontecer - silêncio absoluto... Olha, e tem outro ponto. Acho que ele é superestimado também como jogador - não foi tudo isso que dizem que foi e que ele mesmo gosta de dar a entender. No fundo, ele se acha melhor que o Kaká, por exemplo. Gente, confie neste humilde amante do futebol. O Tostão não serviria pra engraxar as chuteiras de Kaká, e olha que não sou um superfã do ex- meia atacante são-paulino. Em relação a Zico, por exempo então não dá nem pra começar a conversa (sim, o Galinho não ganhou Copa do Mundo, e daí??). Romário idem. Careca idem. Se quiserem saber, Muller idem e por aí vai. Alguém aqui tem alguma dúvida de que o Brasil ganharia a Copa caso ele não tivesse jogado?? Aquela jogada contra a Inglaterra sempre é exibida da TV, dá um tempo... Claro, foi craque, sim, mas não foi tudo isso. Essa 'verdade absoluta' sobre seu futebol tem a ver com opiniões de cronistas influentes, e que são seus amigos (sorry, mas é bom saber que isso é fato), como Juca Kfouri e José Trajano, entre outros. Eles podem achar o que quiserem, mas pode haver um contraditório de vez em quando, belê? abs

      Postado em 25/10/2009 às 2:27 por Cassiano Dias | Denunciar

Não queria falar disso aqui...

Mas acho que a política é importante para se discutir, e discordo, em parte, do amigo Cassiano Dias. É besteira chiar por causa do anúncio da Veja, o site tem que receber patrocínio para que nós, leitores, continuemos o lendo. Porém, o problema da revista Veja não é ser de direita, ou sei lá o que for, mas ela distorce os fatos, só denuncia quando é de seu interesse, enfim, está longe de fazer um bom jornalismo. Quanto a Carta Capital, quando se fala que ela é sustentada pelo governo, querem dizer que é sustentada pelo Governo Lula. Engraçado, a revista existe há uns quinze anos, bem antes do Lula, então essa história não faz sentido. E, quanto a nós pagarmos pela tal revista, prefiro pagar por um bom jornalismo do que dar dinheiro a picaretas que mentem ao povo. Mas concordo com o Cassiano que a equipe da ESPN Brasil, em alguns momentos, se acha a dona da verdade, e, quando falam besteira, não se retratam aos telespectadores, como foi no caso do Petkovic. E a Record é tão ou mais suja que a Globo. Também peço desculpas pelo longo texto, vou comentar de futebol em outro comentário.

      Postado em 25/10/2009 às 2:39 por Rafael | Denunciar

Não queria falar disso aqui...

Agora, ao futebol (botei o meu sobrenome, sou o mesmo do post político anterior...). Ainda acho que o Palmeiras tem o melhor elenco, mas está jogando o título no lixo com os últimos tropeços. O Atlético-MG já chegou, e Inter, São Paulo e Flamengo podem encostar no domingo. Se pelo menos dois desses dois times vencerem seus jogos, a coisa vai engrossar pro lado do Palmeiras. Principalmente se o Flamengo vencer o Botafogo, pois o Fla vem em melhor fase do que São Paulo e Inter. Então, esperemos os jogos para vermos o que é que acontece. Mas, com certeza, esse final de campeonato vai ser de matar um do coração!!! Abraço ao pessoal da Trivela e à galera que está aqui comentando no Blog!

      Postado em 25/10/2009 às 2:46 por Rafael Braga | Denunciar

Só uma coisa...

Escrevi no meu primeiro post: "vou comentar de futebol em outro comentário". Mal aí pela repetição "comentar-comentário"...

      Postado em 25/10/2009 às 2:49 por Rafael Braga | Denunciar

E...

Repeti o título, de futebol queria falar sim!!!!

      Postado em 25/10/2009 às 2:50 por Rafael Braga | Denunciar

o cassiano respeite o genial tostão

respeite o genial tostão embora as vezes ele critica um pouco forte a seleção mas é um cara do bem e foi excepcional jogador vc não tem ideia do que ele jogou respeite o tostão rapá que asneira vc disse sobre ele

      Postado em 25/10/2009 às 3:39 por formigao | Denunciar

fora de topico liverpool e manchester jogão

essa é pra quem diz que sou uufanista o jogo liverpool e manchetser deve ser legal vou levantar cedo pra ver mas o manchester deve vencer 3 a 2 manchester , o rafa benitez pode cair se fosse o liverpool traria o felipao que com certeza voltaria a inglaterra com sede de vingança ja que foi descriminado no chelsea mas o liverpool é mais legal que o chelsea o felipao cairia bem em anfield

      Postado em 25/10/2009 às 3:45 por formigao | Denunciar

Hum

Cleiton Xavier fora por um mês? Pode dar adeus ao título. =)

O Galo forte e vingador vai bicar todo mundo e ganhar este título. Vai Galo!!!

Muricy só sabe armar times para cruzarem bolas na área. Vágner Love, Willians, Marquinhos, Ortigoza e Lenny são todos baixinhos. Edmílson é lento. Dos atacantes, bom de cabeça só o Robert. Sem o Cleiton Xavier, Diego Souza mascarado, já era mesmo! Acho que perde do Goiás no Palestra.

Tomara que o Santos todo desfalcado pelo menos empate com o São Paulo na Vila. Empate no Grenal. Vitória do Coritiba sobre o Atlético Paranaense. Corinthians vence o Cruzeiro em dia inspirado de Ronaldo Fofômeno. Fica a 9 pontos do líder. O problema é que perde do Vitória no Barradão. Casa venca na Bahia, ganhando o clássico acho que a briga nas últimas rodadas fica espetacular. Mas é claro que isso não vai acontecer. Por isso, vai Galo!!!

Vai Goiás, tira o São Paulo ou o Internacional da Libertadores. Mário Sérgio = DERROTA.

Vamo que vamo, tá todo mundo empacando mesmo!

      Postado em 25/10/2009 às 5:02 por Philippe Dutra | Denunciar

vai dar galo

bom...em dezembro quero ver um sorriso enorme na cara do meu velho, meu pai nasceu galo, mas numa bela tarde, em um estadio independencia lotado, ele viu o monstro pele jogar, pronto, saiu de la duplamente alvinegro(graças a Deus)...ate tentou passar essa influencia atleticana para mim(tenho foto,com cerca de 7 anos, com a camisa do galo rs) mas nao consequiu rs...enfim, depois de 38 anos, meu pai vai gritar que e campeao brasileiro, e eu vou gritar junto com ele...pois pai e pai rs.

      Postado em 25/10/2009 às 7:45 por sanpoli | Denunciar

Cassiano

Discordo de algumas partes do seu texto, mas é certo que você ajudou a esquentar um post que poderia ficar meio morno.

Sobre o Tostão, por exemplo. Ele ainda é um dos poucos da crônica esportiva brasileira capaz de pensar o futebol. A imensa maioria nada mais faz do que interpretar situações de momento e dar sua opinião.

Acho muito curioso notar que o (ótimo) Tim Vickery se tornou referência para jornalistas esportivos por aqui. A explicação está no fato de termos poucos profissionais com a capacidade intelectual do inglês.

Deste modo, mesmo discordando de alguma coisa que Tostão escreve, é bom termos pessoas que se dispõem a pensar sobre o futebol daqui, diferente daqueles que optaram ficar no "foi pênalti ou não" ou "se o time perder essa, o técnico vai cair".

      Postado em 25/10/2009 às 10:17 por Michel | Denunciar

Sobre o Campeonato

Para não deixar de comentar o post. Acho que no Campeonato Brasileiro há duas diferenças fundamentais que o distinguem dos gringos que interessam (Espanha Itália e Inglaterra). Aqui não há tanta diferença entre os primeiros cinco e os últimos cinco da tabela. Sim, porque não há seleções como na Inglaterra, mas principalmente, penso eu, porque os times que vão cair ou estão perto disso jogam bola, diferente de lá. Até pelas dimensões continentais, o Brasil poderia ter, por exemplo, 22 ou 24 clubes na Série A, e aí sim, os últimos cinco seriam mais fracos. E tem mais um fator que é o fato de no Brasil cair quatro, ou um quinto do total, algo que discordo (deveriam ser três) e só acontece por aqui. Portanto, quando o bicho pega para valer, fica muito difícil bater os times que querem fugir, principalmente quando jogam em casa. O Flu, por exemplo, não vai escapar (se fosse 3 teria chances até a última rodada) mas o Cuca já reestruturou o time, que está jogando bem melhor. Flu e Galo ainda jogarão contra o time no Maraca, alguma dúvida sobre as dificuldades? Na Inglaterra, os grandões simplesmente não perdem pontos contra os últimos 7 ou 8 times de baixo da tabela, o que torna as coisas um pouco menos interessantes. Sim, porque eles têm timões que não podemos montar, mas na prática, o campeonato deles tem times fracos demais, então o bicho só pega (como hoje) quando grandão enfrenta grandão. Na Espanha então nem se fala, tem times da nossa Série C na A... Já na Itália penso que o equilíbrio é maior neste aspecto. Sobre Tostão, Michael, discordo que o nível cultural do Tostão seja elevado, mesmo para os baixos padrões de nossa crônica esportiva. E não é só caso de comentar se foi ou não penalty. Não é a forma, mas o conteúdo, entende? Ele deita falação de um jeito meio pernóstico que me incomoda, e que trai um traço autoritário de dono da verdade que supostamente está nos revelando algo. Seria bom que revelasse, mas o problema é que não acho que seja o caso. E como jogador, insisto, não jogou essa bola toda. O problema é que tem sempre Formigões que não viram ele jogar (e que apesar de pagar a mensalidade mais cara das de Tvs por assinatura, tentam decalcar a fala do morro carioca, ai, ai), mas gostam de repetir como papagaios certo discurso dominante e que, oh tabu, não pode ser questionado e vira dogam nem que seja pela repetição. Comigo não, viola, hehe

      Postado em 25/10/2009 às 11:00 por Cassiano Dias | Denunciar

Correção

É Palmeiras (e não Flu, claro) e Galo que ainda jogarão no Maraca contra o Flu, abs

      Postado em 25/10/2009 às 11:02 por Cassiano Dias | Denunciar

Por último e sintetizando

Não acho que seja demérito para o Campeonato Brasileiro ser tão equilibrado, pelos motivos que descrevi no coment anterior. Sim, não temos esquadrões, mas vai se formando belos e interessantes times ao longo do caminho, e como é duro ganhar de QUALQUER um na reta final, ficamos sem poder antecipar o que levará a faixa. Acho isso bem interessante, abs

      Postado em 25/10/2009 às 11:27 por Cassiano Dias | Denunciar

"Parabéns" Cassiano pela lição de levianidade.

Você acorda "com a macaca" e vem vomitar sua prepotencia aqui.

Ofender Tostão, ridicularizar quem critica a revista Veja e pior a Globo , mais ainda : afirmar sem nenhum, repido sem nenhum dado ou prova, que a Carta Capital se mantem as custas do estado.

Ainda é apoiado por alguem que difama Ernesto Guevara, o chama de Terrorista e ridiculariza generalizando quem apoia o MST.

Estupidez e levianidade em seu mais puro grau.

      Postado em 25/10/2009 às 11:30 por Daniel | Denunciar

Correção

*leviandade

      Postado em 25/10/2009 às 11:35 por Daniel | Denunciar

Discutível...

Sou palmeirense roxo e não sei não se o Palmeiras tem os melhores jogadores...

O São Paulo tem um belo elenco. Praticamente o mesmo do tricampeonato. o Inter também, ótimos nomes.

Mas nenhum dos três está tão bem no momento.

O Galo tem outra coisa, fundamental: esquema de jogo.

E isso, Muricy e o Verdão não têm.

Eis a diferença.

      Postado em 25/10/2009 às 12:21 por Eric | Denunciar

ofitópique - Veja e Carta Capital

Ouvi opiniões das mais diversas, logo dou as minhas: A Veja é um esgoto jornalístico, um tabloide de extrema-direita, mas que sobrevive nas bancas por dizer aquilo que a classe média egoísta e alienada quer ouvir: falar mal do Lula e da suposta esquerda, ignorar as falhas clamorosas do neoliberalismo predatório e alinhar-se com a visão tucana de mundo. Lembram da época do FHC? Não saía uma capa com pauta política... A Carta Capital recebe patrocínio estatal? Bem, mesmo que isso não seja o cúmulo da lisura, é melhor do que receber por fora (especulação, não fato) para ficar defendendo o Daniel Dantas em detrimento da Polícia Federal. Pelo jeito, o pessoal percebe esse tipo de coisa. Não é o mesmo que ocorre, no entanto, com a mídia esportiva: quem reclama do, como definiu o ex-trivelista (e hoje na concorrente) Cassiano Gobbet, estupro dos cofres públicos, logo é tachado de paulista recalcado. E quem fala mal da Copa 2014 ou da seleção é imediatamente convidado a abandonar o país (vide Júlio César mandando o Lula ir morar na Argentina só porque o presidente elogiou o Messi).

      Postado em 25/10/2009 às 13:06 por Diogo Terra | Denunciar

...

Também sou palmeirense, e sinceramente, não sei mais o que pensar...o time estava com as duas mãos no titulo e inexplicavelmente perdeu 8 pontos de 9, sendo duas derrotas para times da zona do rebaixamento...se o time acordar, é favorito, se não, o titulo vai para MG...

      Postado em 25/10/2009 às 13:15 por Ciro Oliveira | Denunciar

Dou total Razao

Vc colocu no papel tudo que eu achava e nao conseguia expressar quando falava com meus amigos!

      Postado em 25/10/2009 às 13:40 por Dangles | Denunciar

Daniel

"Ainda é apoiado por alguem que difama Ernesto Guevara, o chama de Terrorista e ridiculariza generalizando quem apoia o MST."

Oh Deus, perdoa esse pobre coitado... mas tudo bem, levando-se em conta que estamos no Brasil, país no qual poucos sabem o nome de seus verdadeiros heróis (Tiradentes, Zumbi dos Palmares, etc), mas q exibem com orgulho a camiseta com a imagem do terrorista argentino... SIM, TERRORISTA!

Já leu algum livro SÉRIO sobre Che Guevara? Ou tens apenas aquela visão romântica que é passada pelas escolas e pelos meios de comunicação? Há excelentes livros sobre o assunto...

Vejamos o trecho abaixo:

"Para alguns historiadores essa glorificação messiânica é injustificável. Para eles, longe de ser um humanista, Che Guevara aprovou pessoalmente centenas de execuções sumárias pelo tribunal revolucionário de Havana. Como procurador-geral, foi comandante da prisão Fortaleza de San Carlos de La Cabaña, onde, nos primeiros meses da revolução, ocorreram 120 fuzilamentos. Ele mesmo escreveu: "As execuções são uma necessidade para o Povo de Cuba, e um dever imposto por esse mesmo Povo.". Os "campos de trabalho coletivos", na península de Guanaha (campos cubanos de trabalhos forçados) foram uma criação sua. [15] O próprio Che Guevara nunca fez segredo de que acreditava ser a luta armada a solução para os problemas que denunciava: " Como poderíamos contemplar o futuro luminoso e próximo se dois, três, muitos Vietnams desabrochassem na superfície do globo, com sua cota de mortes e suas tragédias imensas, com seu heroismo cotidiano, com seus golpes repetidos ao imperialismo, com a obrigação que lhe traz de dispersar suas forças, sob o ódio crescente dos povos do mundo !"

- Che Guevara, un héritage controversé - Radio France Internationale, 8 de outubro de 2007 ;

Mais alguns "feitos" do herói:

"Tomado o poder em Cuba, os revolucionários partiram para a repressão e execução dos opositores do regime. Ernesto Guevara participou ativamente do "paredón", ou seja, da morte de milhares de pessoas. Entre seus colegas, sua fama de inclemente era muito forte. Che chegou a matar um dos jovens chefes da política anti-Batista, Jesus Carreras, apenas porque era seu desafeto, recusando todos os pedidos de perdão.

Depois de ajudar na destruição de milhares de vidas, Che ficou encarregado de tomar conta do Banco Central Cubano. Como não entendia nada de economia, mas só de guerrilha e de fuzilamentos, acabou por arruinar o banco, agravando ainda mais o estado lastimável da economia cubana.

Para ajudar a frágil economia cubana, Guevara criou os "domingos de trabalho voluntário", nos quais a população era "convidada" a laborar no domingo. Na verdade, as pessoas eram obrigadas a trabalhar mediante chantagens ou ameaças.

Foi um dos mentores, também, dos "Campos de Trabalho Corretivo" de inspiração sino-soviética. Eram campos de trabalho forçado nos quais os opositores do regime eram encarcerados em condições ultrajantes e obrigados a trabalhar para não morrer."

- Marcelo Andrade - "Che Guevara, apenas um terrorista"

MONTFORT Associação Cultural

http://www.montfort.org.br/index.php?secao=veritas&subsecao=politica&artigo=cheguevara&lang=bra

A grande vantagem de Che é que foi utilizada a alcunha de guerrilheiro para definí-lo, o que, aqui por essas bandas, soa um tanto quanto heróico. José Dirceu tb foi guerrilheiro...

Mas Che era mais do que um guerrilheiro: era um TERRORISTA.

Como diria o Caio: vamos estudar, pessoal...

      Postado em 25/10/2009 às 14:20 por Thomas | Denunciar

Daniel - parte 2

Ahhh, só pra finalizar; os atos terroristas perpetrados por Che Guevara você não irá ver em "Diários de Motocicleta"...

      Postado em 25/10/2009 às 14:35 por Thomas | Denunciar

...

Eu vim seco neste post para elogiar o Atlético-MG e falar da minha torcida para que eles consigam ganhar o campeonato e me deparei com um debate acalorado e intenso sobre economia, política e ideologia.

Pra não postar besteira, vou repaginar minhas linhas e depois postarei algo. Há coisas muito interessantes que foram colocadas aqui.

Principalmente essa parte:

"...são os mesmos que são contra os EUA, reclamam do "domínio americano", mas não vivem sem seus "iPods", seus "Nike Shocks", sua Coca-Cola..."

Atingiu em cheio o movimento punk do qual fiz parte tanto no Brasil quanto em Portugal. Hoje, estou fora dos principais movimentos, apenas dou assistência em termos de que em alguns momentos, eu me reúno com esta turma, como o pessoal SHARP, por exemplo.

Engraçado é saber que muitos se dizem entendido sobre Guevara - vou deixar bem claro, não estou aqui a dizer se ele era um revolucionário, um idealista ou se abraçava o terrorismo. Voltando, quando se direciona para Antonio Conselheiro, Tiradentes, Zumbi, Frei Caneca, ninguém sabe absolutamente nada.

Espanta essa ânsia em abraçar a moda, fica chique andar com a camisola vermelha, calça jeans surrada (importada do movimento grunge, da "capitalista" Seattle) e com tênis All-Star (outra mercadoria importada do demônio americano).

Eu acho que hipocrisia tem limite. Pelo menos neste segmento punk.

Uma vez estava com alguns amigos em Sampa na minha juventude quando um deles disse, vamos ao mercado (supermercado) comprar uísque. Pensei, por mais que os produtos nacionais sejam ruins, pensei, vamos que vamos. Quando o cidadão foi na prateleira dos importados e pegiou o mais caro, pensei comigo, parei...foi a senha pra pular fora porque ali só tinha cabeça oca.

Creio que não há problema algum flertarmos com isso ou aquilo no que diz respeito a ideologia ou política. O que não pode é ser extremista. Como se a nossa verdade fosse a absoluta.

Até porque a história é mutável, a todo momento, há uma nova versão que irá bater de frente com aquilo que temos como a história verdadeira e oficial. E geralmente é a história do vencedor que se faz propagar mundo afora. Os vencidos jamais tem direito a replicar ou expor o seu lado e suas razões. Salvo em raras ocasiões.

Ainda no quesito Che Guevara. Uma coisa que tenho a plena certeza que aconteceu em Cuba seja quando Guevara estava vivo ou ainda na gestão Fidel e agora com Raúl é a perseguição a pessoas que o estado julgam como pervertidas, o segmento GLS.

E não foram poucos que foram para o fuzilamento.

Penso que não seja o regime adotado o prejudicial. Temos governos de centro-direita na Europa que desfrutam de ampla popularidade e não há casos de malefícios a minorias.

A senha está quando um sistema se torna totalitarista. Não podemos nos esquecer jamais que o regime soviético e o regime nacional-socialista nasceram do mesmo esqueleto, do mesmo ventre, da mesma costela. Partindo desta forma bem simplista, podemos concluir que ambos, foram grandes flagelos para a humanidade.

Em tempo, não me arrependo de ter sido um grande admirador da ex-URSS. Porém, reconheço os seus excessos que infelizmente superam os seus feitos na população.

Sobre o Atlético, bom, torço pra eles e ponto final.

      Postado em 25/10/2009 às 14:44 por José Fernando Moreira - FC Porto | Denunciar

OFF TOPIC - Globo desiste de acabar com pontos corridos, e CBF, de jogos às 19h

Parece ter acabado em pizza - ou melhor, em um almoço - o princípio de "racha" entre a Rede Globo de Televisão, detentora dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro, e a cúpula da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Para 2011, a fórmula atual de disputa do Brasileirão, em pontos corridos, está garantida.

É o que informa a coluna Radar, na edição desta semana da revista Veja. De acordo com a publicação, a emissora desistiu de tentar emplacar o retorno do "mata-mata" na principal competição de clubes do Brasil a partir de 2011. Por outro lado, a "ameaça" feita na última semana pelo presidente da CBF, Ricardo Teixeira, de que as partidas das quartas-feiras seriam transferidas das 21h50 para as 19h - prejudicando a grade de programação global - também não teria passado de um blefe. Os jogos continuarão no mesmo horário, diz a Veja.

Segundo a nota da revista, Teixeira "se incomodou com ofertas financeiras que Marcelo Campos Pinto, executivo da Globo, fez aos clubes para que eles topassem mudar a fórmula do Brasileirão", mas a paz teria sido "selada num almoço na terça-feira entre Globo e CBF". "Nada vai mudar. Fica tudo como está", diz o texto assinado pelo jornalista Lauro Jardim.

A ideia inicial da Globo, segundo informou na última semana o jornalista Juca Kfouri, comentarista dos canais ESPN e apresentador do Juca Entrevista, da ESPN, era mesclar pontos corridos e "mata-mata" no Brasileirão-2011. Os 20 clubes disputariam turno e returno, em pontos corridos, e os três mais bem colocados se classificariam automaticamente à Copa Libertadores da América de 2012.

Entretanto, a partir daí, começaria uma fase eliminatória envolvendo os oito primeiros colocados, em jogos de ida e volta, a partir das quartas de final até a decisão. O campeão brasileiro também ficaria com uma vaga na Libertadores, totalizando quatro equipes do país no torneio sul-americano. Se o campeão do "mata-mata" fosse um dos três primeiros da fase de classificação, a quarta vaga na Libertadores ficaria para o quarto colocado da etapa inicial.

A Globo usava como argumento a queda em seus índices de audiências nos jogos transmitidos às quartas-feiras e aos domingos para justificar o possível "fracasso" dos pontos corridos. Mas pesquisas dos principais institutos do país apontam que a grande maioria dos brasileiros se adaptou ao formato adotado desde 2003 no Brasileirão e reprova a volta do "mata-mata". Além disso, a emissora foi convencida por outros levantamentos de que a queda de audiência não tem relação direta com o formato do campeonato - e atinge não só o futebol, mas as novelas e os programas de entretenimento.

A acirrada disputa pelo título do Brasileirão-2009, que tem ao menos cinco equipes brigando pelo campeonato a sete rodadas do final, também fez com que a CBF tivesse outro argumento de peso para colocar na mesa diante dos executivos da emissora, além da falta de datas no calendário brasileiro para comportar jogos eliminatórios no fim do ano. A "ameaça" de Ricardo Teixeira de mudar o horário das partidas das quartas-feiras para as 19h também foi um golpe nas pretensões da emissora. No fim das contas, diz a Veja, tudo ficará como está.

O Clube dos 13, entidade que reúne os 20 principais clubes do futebol brasileiro, apoia majoritariamente a manutenção da fórmula de pontos corridos, o que ajudou a enfraquecer o "lobby" da Globo. Clubes como São Paulo, Palmeiras, Internacional e Flamengo são contrários à volta do "mata-mata". Até aqui, apenas o Corinthians já manifestou publicamente que aceitaria discutir possíveis mudanças na competição para 2011.

Fonte: www.espn.com.br

      Postado em 25/10/2009 às 14:59 por Thomas | Denunciar

para José Fernando Moreira

Caro José Fernando Moreira. Vc não deveria perder tempo explicando pra esses filhinhos de papai sustentados a leite de pata e que se acham "críticos do sistema" (haha) mas que não hesitam pagar o plano cheio das Globosats e ESPns da vida, enfim não deveria perder tempo respondendo a tanta asneira que eles tentaram responder pra mim. Não vale a pena. Meu texto "desabafo" foi porque tinha tempo e tava começando a ficar com bode de vir aqui por causa do episódio banner revista Veja, então pensei que escrever algo seria bom, pelo menos para ver o que acontecia. Felizmente, boas (mas poucas) vozes se fizeram ouvir, incluindo a sua. Mas voltemos ao fut, porque esses caras ou são muito, mas muuuuito burros, tipo inocentes úteis, ou são os que se bencificam do discurso pega-trouxa. Abs e salve Portugal!

      Postado em 25/10/2009 às 17:12 por Cassiano Dias | Denunciar

Thomas

Oque fazes tu ?

A me julgar? Sou um colegial afetado viciado em coca-cola?

Não respeitar quem não conheces e generaliza as pessoas de forma vazia. Não, não sou o esteriotipo que buscas atingir. Mas não sou o moleque como você se mostra ser com tais posturas tão totalitárias como o regime do qual bbusca se desfazer.

Não digo e se queres escrevo aqui, não tenho Guevara como exemplo de vida(talvez ate devesse), mas não o julgo, tampouco o elevo ao patamar de Heroi ou o difamo.

Proclame a Cuba de Baptista, ou exponha com lucidez,como corriqueiramente o faz nosso irmao portugues José, as feridas provocas pela intolerancia de um regime que passou longe da perfeição.

Só não se preste a julgar os outros, a rotulá-los.

Quem você acha conhecer .. tampoco quem não conheces.

Pedes mas cultura , mas busque ter mais respeito. Não sou romantico a ponto de te clamar Humildade.

      Postado em 25/10/2009 às 17:12 por Daniel | Denunciar

Daniel

Ahhh, muito bonito; primeiro, me chamou de "estúpido e leviano"; agora, vem exigir respeito, e ainda reclama que EU o estou a julgar, quando VC se deu esse direito antes? Ah, por favor...

Não é à toa que o Caio perde a paciência por aqui.

      Postado em 25/10/2009 às 18:19 por Thomas | Denunciar

Meu Deus...

Realmente tem gente que não sabe discutir política. Um falando que a Veja é de extrema-direita e o outro jogando Guevara no mesmo balaio de terroristas... Primeiro, alguém vai explicar pro cidadão o que é extrema-direita antes de ele usar este termo tão levianamente, é absurdo usar essa classificação. Leia algum periódico Integralista para você ver o que é extrema direita de verdade. Segundo, analisem o contexto histórico antes de comentarem sobre Che Guevara. Alguém já pensou que no contexto da guerra fria, em um país considerado praticamente uma colonia de férias dos americanos, dominado por uma ditadura de direita, a luta armada era o ÚNICO jeito de implantar uma ideologia adversária à ideologia do estado?? E isso porque eu nem de esquerda sou... Analisar o contexto sem se deixar influenciar por publicações como Vejas e Cartas Capitais da vida é o mínimo que se espera para um debate político sério. José Fernando e Cassiano, obrigado por serem os únicos a contribuirem por um debate sério.

      Postado em 25/10/2009 às 20:47 por Rafael Andrade | Denunciar

Guevara não era terrorista.

O certo seria genocída. Como Stalin, Hitler, Slobodan Milosevic, Sadam Hussein, Pol Pot...

      Postado em 25/10/2009 às 21:08 por Felipe | Denunciar

me metendo na discussão alheia

só queria dizer que também não comentei nada, como o colega Cassiano, na época das reclamações do tal banner, mas também achei aquilo ridículo. e assim como o já citado colega, também creio ser inútil tentar discutir com "comunistóides". posso falar disto, afinal sou estudante da famigerada FFLCH e poderia citar inúmeros 'causos' vividos na universidade atestando a incoerência, a truculência, a falta de respeito e principalmente, a falta de vergonha na cara deste pessoal. // só pra amenizar, um comentário 'bobo' mas curioso: o retorno ao blog do nosso colega português me fez recordar que um dia destes estava eu a surfar despretenciosamente pela internet quando descobri a explicação pra algo que deste pequeno eu não entendia. por que raios a betoneira (aquele equipamento pra misturar cimento) tem este nome? porque em Portugal o cimento é conhecido por 'betão'! talvez o nosso colega José possa dizer se esse nome tem algo relacionado a betume. é o meu palpite.

      Postado em 25/10/2009 às 21:10 por tsutomo | Denunciar

A luta armada nunca é o único meio para se atingir uma quebra ideologica,

mas sem dúvida alguma é o mais fácil, além de proporcionar a manutenção daqueles que derrubaram o governo como os novos governantes.

      Postado em 25/10/2009 às 21:10 por Felipe | Denunciar

Considerações.

Guevara era Genocida? Talvez, se você considerar assassinato político como genocidio.

Guevara era terrorista? Isso não.

"A luta armada nunca é o único meio para se atingir uma quebra ideologica"

Um pouco de realismo político... É muito bonito acreditar nisso e tudo mais, mas em algumas sociedades(expecialmente ditaduras declaradas como o caso cubano, tanto com Batista quanto com Castro) a luta armada é sim, o único jeito de se implantar uma ideologia. Se formos condenar a luta armada em algumas ocasiões excepcionais devemos condenar a própria Revolução Francesa...

tsutomo, ah, você também estuda na FFLCH? Que curso? Eu faço história por lá...

      Postado em 25/10/2009 às 21:24 por Rafael Andrade | Denunciar

Veja e Trivela

O caso do banner foi errado sim, pois a Trivelañão podia pegar aquele dinheiro.

      Postado em 25/10/2009 às 22:58 por luis | Denunciar

Cue Guevara

O Che foi um lider revolucionário e vem alguns me dizerem que foi terrorista? Pera la!!!! direitistas são engraçados mesmo.

      Postado em 25/10/2009 às 22:59 por rene | Denunciar

direita x esquerda x inteligencia

Amigos: o banner da Veja só está aí ainda por uma questão administrativa. Não se trata de ser de esquerda ou de direita, a Veja é desonesta, um câncer no jornalismo brasileiro, e a Trivela não vai vender Veja. Como, por razões parecidas, não vai vender Carta Capital, antes que os mais engajados venham falar algo. Repito para evitar polêmica: não tem nada a ver com ser de esquerda ou de direita, mas sim com não ser uma publicação honesta.

      Postado em 25/10/2009 às 23:00 por Caio | Denunciar

relembrando

a Trivela não recebeu dinheiro nenhum, o banner é de um site de venda de assinaturas.

      Postado em 25/10/2009 às 23:01 por Caio | Denunciar

Guevara

por favor, essa discussão não é para aqui. tem méritos, tem defeitos, mas vocês querem debater esse assunto aqui? nao rola, certo? vamos falar de futebol?

      Postado em 25/10/2009 às 23:02 por Caio | Denunciar

Caio Maia

Você acabou de dizer que a Veja é um câncer, correto? e que o bannner está ai por questão administrativa? Ora você é o dono do site, tem controle geral, e por que permite esse lixo no seu site??? não entendo!

      Postado em 25/10/2009 às 23:03 por luis | Denunciar

Caio Maia

E essa droga de site de venda de assinaturas vai anunciar logo a Veja??? que m...!!!

      Postado em 25/10/2009 às 23:04 por luis | Denunciar

Inteligência

Falta isso há muitas pessoas, que querem se mostrar especialistas nos assuntos e ofendem os outros como fizeram os senhores Cassiano Dias, Fabiano, Daniel e Thomas.

      Postado em 25/10/2009 às 23:06 por Geraldo | Denunciar

Palmeiras

O Palmeiras tem 2 jogos fáceis, Goiás e Coringuinhas, ganha fácilzinho, três derrotas seguidas são normais, mas agora começa a arrancada verde, ainda bem que vamos jogar contra o timinho, 3 pontos garantido.

      Postado em 25/10/2009 às 23:08 por Freire | Denunciar

luis

sou o dono, mas não mexo no sistema. um pouco mais de paciência, por favor. e, mais por favor ainda, vamos deixar esse assunto de lado? o que havia para esclarecer jpa foi esclarecido.

      Postado em 25/10/2009 às 23:23 por Caio | Denunciar

Frescuragem

Ultimamente ta tendo muita por aqui! Eu to pouco ligando desse banner da Veja, eu to pouco me ligando pra essa discurssão aee de politica... EU QUERO È FUTEBOL! E O Brasileirao ta eletrizante!

      Postado em 25/10/2009 às 23:27 por Júnior | Denunciar

...em capítulos

Creio que o debate serviu para muitas coisas. Por ter uma origem que remonta a povos colonizados em África - sou negro português, filho de africanos colonizados - o meu nível de tolerância num debate desses é até anormal.

Espero que leiam mais sobre ícones nacionais, sempre falo, e insisto, eu acredito no Brasil, acredito nos brasileiros, não acredito mais no meu país, na mentalidade portuguesa. Mas vocês, a minha crença é cega em ve-los ainda ditando rumos, apesar de tudo.

O que precisa ter é um entendimento e saber receber a crítica, o algo diferente daquilo que temos como ideal.

Eu sei que é muito pior quando adulto revermos posições e ideologias. Se tens que mudar, mudes. Ao contrário do futebol, não serás tachado de vira-folha.

É como o poema do argentino Jorge Luis Borges, em que ele diz que deveria ter arriscado mais na vida.

      Postado em 26/10/2009 às 14:16 por José Fernando Moreira - FC Porto | Denunciar

...

Pegando um gancho de quando falei que tenho filhos e a imagem que eles tem do pai é a de um romântico, herói, ícone. Eles sabem que o pai errou e muito, mas fizeram a análise, o julgamento e decidiram que nada mudaria. Não é nada daquilo de que os fins justificaram os meios, mas coube a eles verem o outro lado da história, o do vencido e não apenas do opressor.

É o que espero que aconteça com os dissidentes que vivem em Havana, não as marionetes que vivem em Little Havana, na Florida. A esses que ainda insistem em perambular pela orla do Malecón, a tomar sorvete depois de intermináveis filas e a professores e médicos que ganham 30 dólares mensais e mesmo assim, abraçam a causa humanitária e são solidários, independentemente de ideologias, a esses, meus ouvidos estarão limpos de qualquer cerume e sujeira, minhas retinas se farão 100% límpidas para ler seus relatos.

São grandes almas.

Desculpem continuar o assunto. É que eu vejo que as vezes canalizamos para a estrada errada, para o grupo errado. Há muito a se fazer não tendo a necessidade de se acoplar a qualquer vertente ideológica.

Aliás, Cazuza cantava em pleno auge da SIDA que o matava e em plena efervescência criativa que o acometia, sobre querer uma ideologia pra poder viver. Crie a sua, penso eu.

Aquelas que foram submetidas a nós, infelizmente se mostraram errôneas.

      Postado em 26/10/2009 às 14:23 por José Fernando Moreira - FC Porto | Denunciar

Tsutomo...

Vamos lá meu caro, em Portugal, usamos a palavra BETÃO para designar CONCRETO. No Brasil, a palavra usada é concreto, que tem origem no inglês CONCRETE. Já em Portugal, BETÃO vem do francês BÉTON.

Agora, tu és um rapaz esperto. A origem de BÉTON vem de BITUMEN, que é a origem latina da palavra.

Só que em Portugal não se usa BETUME ou ainda o composto XISTO BETUMINOSO. Aqui, é usual e corriqueiro aplicar PICHE, que é o composto que servirá como camada asfáltica.

Então, resumindo:

BETÃO e CONCRETO é a mesma coisa.

Betão é a grafia usada em Portugal, tendo origem no francês BÉTON que por sua vez tem uma costelinha em BITUMEN, a raiz latina.

Já CONCRETO tem origem no inglês CONCRETE. E no caso do Brasil, prevalece a influência inglesa. Quando do advento das ferrovias e das inaugurações das primeiras vias férreas notadamente a que ligava o Rio a Petrópolis e a que ligava São Paulo ao porto de Santos, passando pela famosa Vila de Paranapiacaba, houve uma forte presença inglesa, afinal eles viviam a chamada II Revolução Industrial. O uso do concreto (concrete) era rotineiro nas Ilhas Britânicas. Logo, ingleses no Brasil, seu uso e sua grafia se difundiu.

Há, se tem algum erro histórico nas ferrovias, podem corrigir, não é assunto que domino a fundo...

      Postado em 26/10/2009 às 14:45 por José Fernando Moreira - FC Porto | Denunciar

...expressões do dia a dia...

Costumeiramente, quando algum brasileiro desembarcar em Lisboa que geralmente é a porta de entrada aqui em Portugal - raros descem no Sá Carneiro, no Porto - poderão ouvir principalmente dos negros africanos, a expressão "betão leve"...

O que vem a ser isso. Muito se discutiu sobre o significado e chegou-se a um denominador. Betão leve é um dos vários tipos de concreto. Muito usual em Angola.

Agora, a população de lá trouxe isso no dia a dia...alguns rotulam que ser uma espécie de betão leve é levar a vida sem grandes atropelos, sem cometer grandes trombos...

Mas a primeira explicação é a válida...mas agora, vocês já sabem se alguém do nada se expressar desta forma, o que ele pode querer estar a dizer.

      Postado em 26/10/2009 às 14:51 por José Fernando Moreira - FC Porto | Denunciar

...aliás

Pra finalizar o assunto da construção civil o qual a gente entende bem aqui, pra quem quiser pesquisar, resgate a Época Romana e as cercanias do Vesúvio, notadamente a localidade de Pozzuoli, agora, foge-me da memória se ela foi afetada pelas erupções do Vesúvio de 79 d.C. ou se foi apenas vítima das erupções de 1944, em pleno apogeu da II Guerra.

As edificações feitas em Roma, naquela era, tinham como um dos elementos principais, são as pedras vulcânicas da região, ricas em areia, siltes e argila, além de sílica.

Fica a deixa...

      Postado em 26/10/2009 às 14:58 por José Fernando Moreira - FC Porto | Denunciar

Isto não, José Fernando Moreira

Agora vc foi vago e subjetivo demais. O que vc escreveu pode se aplicar aos dois lados, ou melhor, a qualquer lado, qualquer ponto de vista, por mais absurdo e obscuro. E please, essa história de o Brasil ditando rumo, sei não... Acho que o mundo será melhor quando não tiver nenhum país ou região ditando (com ou sem porretes) o rumo do planeta, abraço

      Postado em 26/10/2009 às 19:39 por Teotônio | Denunciar

Teotonio

As vezes há a necessidade de ser subjetivo para digamos encerrar qualquer hipótese que venha a tumultuar o ambiente.

Recorri ao modo de se expressar bebendo da fonte do mítico MESTRE DOS MAGOS da CAVERNA DO DRAGÃO. Simplista, diria até patético, mas necessário. Objetivo foi encontrar algo que não se fizesse pensar ou que ainda, lançasse variáveis inconclusivas. Pelo que tu abordas, consegui.

Os fins justificaram os meios - no caso, a subjetividade.

Gde. abç.

      Postado em 27/10/2009 às 0:01 por José Fernando Moreira - FC Porto | Denunciar

Xiiiiiiiiiiiii.........

José Ferreira Moreira, me poupe de sua filosofia de boteco à lusitana... (vivendo no Brasil, já tenho que aguentar no dia a dia baboseiras o suficente..),

      Postado em 27/10/2009 às 11:03 por Teotônio | Denunciar

...

Fraquinho você rapaz!

      Postado em 27/10/2009 às 13:14 por José Fernando Moreira - FC Porto | Denunciar

José Fernando

muito agradecido pelo seus esclarecimentos. depois que troquei o curso de geografia pelo de letras, tenho aos poucos começado a me interessar por essa área de origem dos termos e tal. é um assunto, pra minha surpresa, deveras interessante!

      Postado em 27/10/2009 às 16:23 por tsutomo | Denunciar

Tsutomo

Você faz letras na FFLCH - qual período? Manhã ou noite?

      Postado em 27/10/2009 às 17:40 por Fabio M | Denunciar

Fabio M

atualmente faço lingua japonesa II no período noturno. frequentas aqueles corredores?

      Postado em 27/10/2009 às 21:59 por tsutomo | Denunciar

Frequento

Só que de manhã, às segundas, terças e quintas.

      Postado em 27/10/2009 às 22:10 por Fabio M | Denunciar

Envie o seu Comentário

 
 
 
 
 
 
Copyright (c) 1998-2008 by Trivela. Todos os direitos reservados.